quinta-feira, 24 de abril de 2008

"As árvores somos nozes"

Ninguém escreveu nenhuma moção de repúdio. Não fizeram nenhum protesto ou manifestação. Os universitários, que em teoria sempre lutaram pelo meio ambiente em detrimento à modernização, simplesmente observaram calados a derrubada das árvores, outrora belas e imponentes, do pátio da universidade.

Provavelmente sentiram, depois do ocorrido, aquele remorso que todos sentimos sabendo que deveríamos ter feito alguma coisa, seja lá o que! Mas eles simplesmente olharam. Alguns tristes e impotentes sem saber como impedir o progresso da “modernidade”, outros nem aí –praticando esportes ou azarando (se é que ainda cabe este termo) pelo pátio-, outros talvez até a favor da derrubada, para maior comodidade e espaço físico. Eu simplesmente sacudi a cabeça em desaprovação, tanto pela derrubada quanto pela falta de pulso dos alunos, que em outros tempos teriam feito uma manifestação nus ou algo do gênero (se o termo não for deveras psicologizante).

Mas não adianta chorar pelo leite derramado, chorais, pois por aquelas belas árvores que talvez fossem apreciadas por pouco, mas que testemunharam tantas brigas e declarações de amor no pátio, tantas demonstrações de amizade ou piadas pseudo-intelectuais. Enfim assim como as arvores os alunos não disseram nada contra a decisão imposta por órgãos superiores que o tempo da “natureza” havia chego ao fim.

2 comentários:

-abre aspas disse...

Muito interessante a forma como você se mostra em relação à tal siuação..
Visita o site www.amazoniaparasempre.com.br e dê a sua contribuição!
Meu blog é http://parainiciodeconversa.blogspot.com

assunto um pouco diferente do seu, mas não menos importante!
;D

Carlos Pegurski disse...

O mais revoltante, camarada Tchago, é que foi a chuva quem derrubou arbitrariamente a árvore para evitar um mundo vermelho, coeso e bonito. E na minha opinião, a Queda da Árvore da Reitoria [novo muro] só foi possível graças aos cupins que servem de mão-de-obra barata e alienada ao Pai Natureza - que essa história de mãe é muito midiática e reacionária.