quinta-feira, 22 de maio de 2008

Corpus Christi – O Feriado (22 de maio - este ano)

Em qualquer outra quinta feira normal eu estaria preocupado, afinal não tem choro, nem vela, nem fita amarela escrita com o nome dela(1), amanhã é imprescindivelmente sexta-feira. Mas hoje, 22 de maio do ano do nosso Senhor 2008 dediquei-me ao ócio e a arte da sociabilidade via MSN o dia inteiro, e como estamos no Brasil, chego à noite sem preocupações porque nenhum professor universitário ousaria não emendar o feriado. Nestas incursões cibernéticas fui indagado sobre o significado deste feriado, não pude responder, devido obviamente a minha ignorância (que, diga-se de passagem, só faz aumentar). O fato muito estarreceu quem me perguntava pois ele bem sabe que sou cristão assíduo, em seguida fiquei com vergonha por ser cristão e não saber o que significa um feriado que tem Christi no nome.

Por isso aqui estou fazendo uma análise deste feriado. Recorri obviamente ao instrumento de pesquisa de todo o adolescente de hoje em dia uma enciclopédia virtual que tomarei o cuidado de não citar por questões autorais (afinal uma mega empresa poderia acabar com este pequeno espaço subversivo e subjetivo a ponto de me deixar sem calças até a segunda geração, ou segunda ordem). Enfim aprendi que a data de Corpus Christi é uma festa que deve ocorrer necessariamente na quinta-feira após a festa da Trindade, que por sua vez ocorre no domingo seguinte à festa de pentecostes. Antes que o leitor ache que o mês de maio é algum tipo de férias coletivas do pessoal lá de cima devido ao número de festas, onde provavelmente não se trabalha com tanta assiduidade como nos outros dias, repare que as festas instituídas pelos homens ( A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264) coincidentemente não caíram em nenhum domingo, como aconteceu com a data de pentecostes que ocorreu quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos de Jesus, e portanto foi dada por uma vontade superior. Este é o meu primeiro ponto, quando deixam os homens fazerem os feriados eles fazem num dia que possam emendar a folga no dia seguinte.

Certo, o que significa esta celebração mesmo? A data foi instituída, segundo as minhas fontes (ou a minha fonte), pois a igreja católica sentiu a necessidade de reiterar a presença real e substancial de Cristo na eucaristia. Eucarie..o quê...? Eucaristia, segundo a igreja católica durante a Santa Ceia (ato de comer o pão e beber o vinho assim como fez Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo na sua última refeição, para lembrar do seu corpo partido por nós e por seu sangue derramado para o perdão dos nossos pecados) o pão transforma-se no corpo de Cristo e o vinho em seu sangue através do milagre da Transubstanciação. Aí percebo porque eu desconhecia esta data, os protestantes (ou evangélicos) crêem que a Santa Ceia é apenas um ato simbólico, portanto para lembrar do sacrifício de Cristo, como professo esta fé não faria sentido celebrar a presença substancial de Cristo na Eucaristia.

Obviamente não travarei nenhum embate teológico neste blog, só espero que este “testículo”(2) seja útil para mostrar aos leitores o que significa este feriado, em que provavelmente pouca gente sequer parou para pensar em Deus, ou em Jesus ou mesmo para refletir na própria vida, e tudo o que fizeram foi dar graças (a Deus ou não) por não precisar ir ao trabalho.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

(1)- Velho deitado, digo, velho ditado muito útil e belo.

(2)- Diminutivo de texto, na falta de algum melhor.

8 comentários:

Carlos Pegurski disse...

Tchago, veio em muito boa hora seu texto.
Primeiramente, por deixar claro que a data se trata de uma celebração da Eucarionte.
Em segundo lugar, por explicitar que os protestantes não crêem na transubstanciação, não precisariam de feriado e poderiam muito bem estar trabalhando - olha o espírito do capitalismo aíííí, gente!
E, enfim, por não usar expressões em latim no seu texto de corpus christi. Elas são inúteis. Isso mesmo: inúteis. Ipsis literis.
Até segunda em mais uma bateaula, rapaz!

Gabriela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriela disse...

No final das contas os feriados só servem como folga mesmo. Uma pena.
Eu mesma, que até conhecia o significado, não dei tanta importância.
De qualquer forma, ainda bem que existe! Reclamar de feriado é pecado.

"(1)- Velho deitado, digo, velho ditado muito útil e belo."
Que boas lembranças isso me trouxe! E o Carlos insiste em não querer me acompanhar no show da Orquestra Imperial! =/

Thiago Elias disse...

O Carlos que eu conhecia jamais deixaria de acompanhar uma garota sejá lá pra onde for, mas, se bem que as coisas mudaram um pouco agora...

"E quem um dira irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração..."

e até o último boêmio (Carlos) se rendeu à monogamia graças a uma garota, que omarei o cuidado de não revelar a identidade!

Carlos Pegurski disse...

Vamos falar do feriado?

Anônimo disse...

Se eu tivesse tido uma catequista que explicasse as coisas como faz o Thiago, hoje nao seria ateu(talvez fosse um protestante capitalista, mas nao vem ao caso).

E continuem discutindo a vida do Carlos, aposto que o blog vai bombar na leitura dos textos e nos comentários!

Aline disse...

Eu reprovei um ano de catequese.

Acho que isso sela meu direito de fazer qualquer ponderação sobre o fato né?

Me abstenho.

Quanto a vida do Carlos, vejo de bom grado que ele tenha descoberto os prazeres únicos da monogamia.

=)

"E quem um dia irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração?"

Anônimo disse...

Confesso que também não sabia o significado desse feriado até as 9h da manhã desse dia (que, pra mim, serve pra poder acordar mais tarde); minha vó (católica), e meu pai (protestante), resolveram discutir sobre a finalidade de tal feriado e se meu pai deveria ou não trabalhar na obra aqui em casa. Por mim tudo bem, tudo ótimo, se não fosse BEM NA JANELA DO MEU QUARTO e antes do meio dia!

Mas enfim, mesmo sendo protestante, sou grato ao Papa Urbano IV pelas horas de sono a mais, e, por mim, não trabalhar numa quinta feira por ser considerada santa não é nenhum esforço.
Afinal, como diz a Bíblia, o que está concordado por vocês na terra será também concordado nos céus. (Só não me pergunte onde.)