sábado, 28 de fevereiro de 2009

Romeu e Julieta: hoje.


É uma história, no mínimo, boa. Um bom estilo trágico que para melhorar só se descobrissem que Romeu era irmão de Julieta e que, dado essa escapada marota da Senhora Capuleto, a intriga entre as famílias tornou-se histórica. Claro que isso não consta, e claro que não estou tentando desmerecer aquilo que persiste há séculos como um clássico histórico, mas o fato é que persistir na história não é o mesmo que resistir ao desenrolar dela(reflexão pseudo-filosófica digna de um café com pão-de-queijo em alguma padaria qualquer).
Fizeram até um filme versão moderna da história, e é curioso assistir para ver como a tragédia seria na modernidade; carros, armas de fogo, TV. Tudo muito bom, mas acho que foi a ultima versão moderna viável de ser feita. Por que? Pensem só como seria um Romeu e Julieta mais moderno(talvez pós-moderno!).

Para começo de história, Romeu e Julieta teriam Orkut, o que ia complicar as coisas... Julieta teria no seu perfil alguma comunidade de família, tão em moda. ‘Família Capuleto’, e outra semelhante ‘Odeio os Montecchios!’; isso provavelmente já acabaria com o drama logo no primeiro ato pois saberiam quem é quem.
No Orkut do Romeu teria um depoimento todo apaixonado de Rosalina(para quem não lembra, é a ‘outra’, aquela que sacaneia ele), e teria ainda fotos de rosto colado com a moça e legendas do tipo ‘És tu minha razão de viver tão sombrias horas orvalhadas’. Julieta ia ver isso e daria pulos de raiva que se converteriam em recadinhos atravessados na página de Romeu, o que também está em moda.

Quando se separassem após jurarem amor eterno, sequer sofreriam de tantas saudades. Cada qual com seus celulares iam mandar torpedinhos apaixonados e abreviados. Iam telefonar e passar horas a fio no telefone, o que suspeito que desse um fim ao drama no segundo ato, pois ao contrário da história original, iriam se conhecer bem e logo Julieta ia sacar o galinha que era Romeu(lembrem-se de Rosalina), e Romeu se assustaria com a dramaticidade da moça(fingir-se de morta não é lá muito razoável).
Caso a coisa toda continuasse após os percalços da maravilhosa era da comunicação instantânea, onipresente e que corta todo o barato romântico, eles oficializariam sua condição de casal. No MSN os dois teriam coraçõezinhos em seus Nicks, algo tipo Ro (coração) Ju, e vice-versa, mas é claro que bloqueariam todos aqueles primos chatos inconvenientes que ficam se matando só por que uns são Montecchios e outros Capuletos.

E se o drama chegar até o ultimo ato, quando ocorre o mais famoso mal-entendido das histórias, é claro que não será por que uma carta extraviou-se. Quem, hoje em dia, usaria de papel e caneta(!!!) para se comunicar? Que nada. É muito provável que a porcaria toda ia se dar via e-mail. Iam mandar um e-mail a Romeu avisando do plano e da falsa morte de Julieta, mas o servidor de e-mail dele iria estar off-line, hackeado, ou em manutenção, o que impossibilitaria a história ter um final feliz. Romeu vendo Julieta ‘morta’ se mataria, e em seguida, quando ela retornasse de seu mórbido sono, Julieta veria seu amado morto e morreria também(desta vez de verdade).
Claro que hoje em dia isso tudo seria uma grande baboseira, até por que todo mundo sabe que esse tipo de drama ta fora de moda; quem vai ficar dando pelota tamanha pra uma ficada ocasional em uma festa a fantasia? Ninguém, quanto mais morrer por isso...

Enfim, "Jamais história alguma houve mais dolorosa / Do que a de Julieta e a do seu Romeu.". Não mesmo, mas só por que não aconteceu nos dias de hoje...

4 comentários:

Carlos Pegurski disse...

Romina e Juliano, já ouviu? Taiguara não se omite.
Mas queria ver a Julieta poser, com biquinho e foto de revesgueio. Sabe como são esses emos que cortam o pulso.

Patrícia Velloso disse...

Nossa, posso concordar com metade das coisas escritas?

bem, ainda que não possa, eu concordo, mas não me agradou a parte da carta, eu escrevo cartas, sabia?

Ok,ok, pode chamar-me de aberração, não vou me chocar muito.

Sim, sim, já li o livro duas vezes e, um dia, lerei em inglês, naquele inglês macabro do livro, aliás, descobrirei quem escreveu tbm, a dúvida persiste, mas isso já mais calmo em minha mente depois da explicação do Carlos.

Ah, que história emo, mas bonita, ao menos me faz chorar ainda.

Thiago Elias disse...

tsc...

leiam o próximo para entender a cocontextualização do César.

Aline disse...

Porque você não larga Sociais e vai escrever peças de teatro?
Acho que vc se daria bem em releituras.

Ah, acho que se houvesse um caso Romeu-Julieta atual, as questões que os envolveriam seriam outras.
A comunicação não deturpa tudo. Mesmo com toda essa acessibilidade, acho que as pessoas ainda são um pouco inacessíveis. Só não arrisco dizer que parece que a incomunicabilidade real cresce inversamente proporcional ao avanço tecnológico, por falta de argumentos sólidos.
Bem, eu sempre me estendo um monte nos teus posts. E sempre me dá vontade de escrever um texto resposta porque, cara, temos pontos de vista quase paralelos - o que é ótimo pra edificação pessoal. Mas enfim, Não acho que seria baboseira, baboseira é essa descrença total na modernidade. E iremos discutir sobre isso no próximo café =)
(Sim, isso foi quase uma ameaça.)